Como posso treinar se tenho dores de joelhos?
A dor no joelho pode ser causada por uma série de fatores - para além das lesões – no aparecimento dessa dor, podemos encontrar a fraqueza dos músculos do quadríceps ou da anca ou ainda um desequilíbrio funcional e mau alinhamento de tronco e bacia.
Na minha prática, mas também nos estudos fisioterápicos que tenho analisado, a maior parte dos casos é resolvida com o fortalecimento dos músculos grandes e pequenos de glúteos e de quadrícep. E como é que eu trabalho isso?
A G A C H A M E N T O S Os agachamentos são para mim um MUST HAVE para pessoas com ou sem problemas. Claro que aqui entra muito feeling e partilha entre mim e o cliente durante a sessão de treino. Eu sempre digo que quem conhece melhor a máquina é quem a utiliza diariamente.
~ Temos sempre que ter atenção nas progressões que vamos fazer para chegar a um movimento que realmente vá funcionar para esse joelho sensível.

O agachamento da pessoa com dor no joelho, normalmente vai ter uma adução anormal (os joelhos teimosos que vão para dentro durante o movimento), simplesmente por consequência da fraqueza de glúteos ou de músculos adutores hiperativos ou encurtados. Quando isso acontece, o que precisamos de fazer é a correção atenta desse movimento com o intuito de ativar mais alguns músculos e reduzir a ação de outros.
Na prática clínica, o fortalecimento muscular de toda esta zona é muito mais eficiente do que o uso de joelheiras ortopédicas, ligaduras ou de eletroterapia. Claro que não ignoro que o uso de tais recursos pode fazer parte de uma estratégia de tratamento, então vou reforçar aqui o que digo muitas vezes: Mais vale qualidade de movimento do que quantidade. Mais vale qualidade de contração muscular do que carregar cargas excessivas em nome do esmaga que cresce.
Quer saber como uma avaliação postural pode te ajudar a evitar dores nos joelhos, sobrecarga no pescoço e trapézio e ainda preservar e melhorar o funcionamento das suas articulações? Clique no botão abaixo e mande uma mensagem: