Porque os seus treinos não resultam?

Você recebeu o plano de treino e está lá aquele infinito de números. Aí você pensa: ok, é só chegar aos 15 nas 3 séries e está feito. MAS NÃO.

Vamos por partes. Só vai funcionar se você acertar a carga. Se o plano te diz para fazer 15, não é para pegar qualquer carga e parar no 15 só porque é esse o número mágico. Existem alguns princípios basais do treinamento para ele realmente fazer efeito.


Para descobrir qual será a sua carga de trabalho, faça assim: pegue naquele peso que você estava pensando que daria para fazer essas 15 reps. Fez 15, faria mais do que isso? Então aumenta a carga. Fez 15 e ainda dava para fazer mais? AUMENTA! A sua carga é quem vai te dizer quantas repetições vai fazer. Normalmente, o seu primeiro treino será mesmo para calibrar essas cargas, para que no treino seguinte já venha com uma ideia mais sólida do que vai fazer.


Mas atenção! A ideia não é simplesmente poder mover o peso de um lado a outro fazendo balanços e impulsos. Você vai fazer num ritmo determinado, mantendo todo o corpo firme e concentrar todo as suas forças para aquele movimento acontecer sempre muito linear.