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Treinar em casa dá resultados?

O que diz a experiência como personal trainer, há mais de 4 anos atendendo ao domicílio ou por videochamada a pessoas que não gostam do ambiente de ginásios ou que simplesmente querem ter mais privacidade nos seus treinos.



A lista de motivos para não sair de casa pode ser imensa. Eu posso exemplificar aqui pelo menos dois dos meus motivos particulares, que acho que você também pode se identificar ou até elencar mais alguns.

  • ter muitos afazeres em casa e não poder perder tempo com o percurso entre casa e ginásio e depois o caminho de volta;

  • estar sossegada na minha pequena bolha de conforto, sem desconhecidos a julgarem a minha roupa, a minha aparência, os meus movimentos e ainda assim conseguir a intensidade necessária para ver resultados.

Estas seriam as minhas razões principais para não aderir a um ginásio, não fosse este um dos meus locais de trabalho. É verdade que há quem não prescinda de estar lá para socializar, para ver pessoas diferentes do seu ambiente formal diário e muitos outros motivos. Mas, de acordo com os meus fiéis clientes nestes anos todos de treinos em casa, não há preço que pague o tempo que poupam em não ter que deslocar-se e poder desfrutar mais com a família. São horas semanais a mais para estar com quem mais importa!




Mas e as máquinas e equipamentos, não fazem falta?


Você já deve ter visto na TV ou na internet aquele pessoal que treina nos parques, fazendo barras e até em demonstrações impressionantes de controle de movimentos. Em alguns países isso é muito comum, e chama-se calistenia.




Obviamente que você não tem que fazer como eles e nem precisa instalar equipamentos parecidos em casa.






Em calistenia, você pode ver pessoas em muito boa forma física e até bem musculadas sem usar pesos além do próprio peso corporal. Isso para dizer que com nenhum equipamento ou com muito pouco, qualquer pessoa pode ter treinos super intensos e definição muscular.



Então não tenho mesmo que comprar pesos e equipamentos?


Só mesmo se quiser investir. O equipamento também pode ser improvisado com o que houver disponível em casa. Quando eu vou treinar pessoas em casa, levo um set de barra, kettlebells, caneleiras, elásticos... mas também acabo por utilizar muitos recursos como a isometria, a pliometria, as variações de cadências e pré-exaustão muscular localizada para atingirmos a intensidade desejada e o estímulo muscular ideal.


O exercício feito apenas com peso corporal revelou-se uma tendência nos Fitness Global Trends da ACSM, e não parece ser apenas uma onda passageira.


Treinar na sala de casa ou no parque


Aqui o nível de personalização é máximo. Podemos sempre treinar em casa nos dias mais nublados e chuvosos mas, quando o sol convida e só apetece aproveitar, podemos ir treinar para o parque mais próximo de casa. Pode contar comigo para que a sua preocupação com equipamentos e adaptações para a sessão de treino seja zero.



Tenho pouco espaço em casa!


Acredite, eu já dei treinos em pequenas varandas e em espaços mínimos entre um sofá e a TV da sala. Dá para abrir seus braços ou deitar-se no chão? Perfeito, temos espaço de treino.



Tenho meus filhos em casa!


Veja isso como mais um ótimo motivo para o home training. Além de obviamente dar um ótimo exemplo de cuidado com a saúde e incentivar a prática desportiva, vai estar mais tempo em família. Quem sabe eles até alinham nos agachamentos e pranchas? Se for um bebé, poderei relembrar os meus dons maternais enquanto te ordeno mais dez push ups. Não haverá impedimentos para uma boa sessão de treino em família ♥



Em quanto tempo vou ter resultados?


Os seus resultados são diretamente proporcionais ao seu esforço. Eu estarei ao seu lado para dar as guidelines, acompanhar o progresso com monitorização periódica e até indicar os melhores profissionais para o suporte necessário no seu caso. Treinar uma vez por semana resulta? Para sair do sedentarismo, SIM. Para ganho de resistência, SIM, é um ótimo começo. Se puder fazer um esforço extra, mais um dia da semana, melhor ainda - arriscamos ir mais rápido às metas. Eu não costumo usar essas frases prontas mas, nesta eu confio: daqui a três meses, você vai querer ter começado antes.




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